Eletro Life

Forum de Música Eletrônica, Mixagens, Produtores, Sets, Atualidades, Dj´s, e Afins.
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 História do House

Ir em baixo 
AutorMensagem
Eletro Life
Admin
avatar

Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/01/2008
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

MensagemAssunto: História do House   Dom Jan 13, 2008 10:09 am


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A House Music é assim chamada devido às primeiras festas onde se tocavam este estilo de música, em armazéns americanos no final dos anos 70. Armazém em inglês é warehouse ou, simplesmente, house. Muitos dizem que o House Music é uma vertente da disco music dos anos 70, pois foram estilos de música quase que contemporâneos. Frankie Knuckles é aclamado por muitos como o "pai" da House Music, ele que é um dos pioneiros deste gênero juntamente com outros nomes como Tony Humphries. Atualmente existem muitas sub-vertentes do house, tais como: Funky-House, Tech-House, Disco-House, Progressive-House, Electro-House, Acid House, Soulful House, Neo-Jazz-House entre outros.

O elemento comum de quase toda a "house music" é uma batida 4/4 gerada numa bateria eletrônica, completada com uma sólida (muitas vezes também gerada eletronicamente) linha de baixo e, em muitos casos, acréscimos de "samplers", ou pequenas porções de voz ou de instrumentos de outras músicas. Representa, de certa forma, também uma evolução da disco music dos anos 70. A maioria dos projetos (desenvolvidos por DJs e produtores) e grupos de house music têm como origem a Itália, a Alemanha, a Bélgica, além dos EUA e Reino Unido.


Tudo aquilo que não pudermos classificar como Acid, Deep, etc, será Classic House. Batida seca, 4/4,com "viradas" de muitas batidas, vocais femininos, melodia alegre e com velocidade próximas a 120 a 135 BPM (Batidas por Minuto).

Os principais hits foram:

* Everybody Everybody- Black Box
* A Little Respect- Erasure
* Together Forever- Rick Astley
* I Can´t Stand It- Twenty 4 Seven
* Girl You Know It´s True- Milly Vanilly

Apesar da House ter seu inicio no verão de 1987, no Brasil ela somente destronou outros ritmos somente em 1989, quando o Mega Hit Pump Up the Jam (Technotronic) invadiu as pistas do Mundo Inteiro, tornando a Dance Music uma mania mundial. Em 1993 essa mesma música retornou as paradas de sucesso no filme Space Jam, provando que a House Music tinha muito mais fôlego que os críticos poderiam imaginar.

Muitos, na época, falaram que a House era um estilo passageiro e que seria apenas mais um modismo, mas passados 20 anos, o ritmo dançante da House Music continua intacto e parece até com mais vigor, agora com o apoio de seus filhotes adolescentes Techno, Psy, Trance e vários outros.

Hoje no Brasil a House Music tem se difundido cada vez mais. Inumeras casas noturnas do país fazem sucesso tocando música House e convidando inclusive varios DJ's de renome internacional que passaram a tocar em terras Tupiniquins. Além disso é o estilo mais tocado em festas caseiras, entre amigos ( chill-out).

Algumas Boates conhecidas por tocarem o estilo:

* Baden Disco N Lounge
* Baturité Divine
* Privilege
* Warung Club
* Ibiza
* Sirena
* D-Edge
* Vegas
* Clash
* Amnesia
* Pacha
* Space
* Bora Bora
* El Divino
* DC 10
* The Week International
* Eon Club
* Liqüe
* Bielle Club
* Deseo
* Nite Club

Acid house

Estilo mais radical de house, gênero musical fabricado em estúdio. O acid surgiu de uma brincadeira de Dj Pierre, com o sintetizador analógico Roland TB-303, máquina essa que veio a debitar o som acid que saiu em bastantes discos.A sustentação rítmica do acid é feita por contrabaixos eletrônicos e baterias programadas. Esses instrumentos são misturados com o auxílio de computadores a sons distorcidos de guitarras dos anos 60, orgasmos femininos repetidos e seqüenciados, metralhadoras, explosões e diálogos de filmes. Assim como o house, o acid house é feito para tocar em pistas de dança, nas quais não podem faltar canhões de laser, luzes estroboscópicas, máquinas de gelo e fumaça.

O nome "acid" foi herdado do consumo de drogas estimulantes, tipo Ecstasy, muito comum entre os freqüentadores das casas londrinas que tocam este gênero de música. A alusão às drogas aparece também em muitos nomes de canções acid. Há quem diga também que o termo "acid" refere-se ao som característico emitido por um TB-303 ao ter seus knobs de controle girados pelo artista na hora da execução de alguma linha melódica.

A data do nascimento do acid é o verão de 1987, quando a house music aporta no balneário espanhol de Ibiza, muito popular entre os veranistas ingleses. Os DJs locais dão forma mais radical ao estilo, criando o acid house. No verão seguinte desembarca em Londres e logo vira hit. O smiley, um sorriso dentro de uma bola amarela, vira emblema dos adeptos do acid house e é estampado em camisetas.

Um dos álbuns que marcam a efervescência acid foi Wanted, da "loura" Yazz puxado pelo hit "The Only Way is Up" e "Stand up", chega às primeiras posições da parada de sucessos inglesa e rende a Yazz o título de rainha da house. Também fazem sucesso Into the Dragon, do Bomb the Bass e Jack the Tab cujas músicas supostamente interpretadas por vários grupos – na verdade fictícios, criados pelos computadores do produtor musical Genesis P. Orridge.

A Acid House foi uma das primeiras vertentes da Dance Music e praticamente foi deixada de lado a partir de 1989 quando outros sub-gêneros da Dance começaram a dominar o mainstream.

Importante observar que na Dance Music, nada morre, tudo se transforma e se adapta ou seja, a Acid foi incorporada principalmente ao gênero que hoje chamamos de Techno.

Músicas de Acid House que não podem faltar:

* Pump up the Volume - M.a.r.r.s
* Meet Every Situation Head on M.e.s.h- Jack The Tab
* The Only Way is Up- Yazz

Acid break

É a fusão do Acid House com suas sustentação rítmica feita por contrabaixos eletrônicos, sons distorcidos de guitarras dos anos 60 e baterias programadas, normalmente criado com o TB 303 da Roland, com as batidas quebradas do Breakbeat.

Soulful House

O estilo de House com forte influencia da Soul Music americana. Herdeiro do Garage House, tem nos DJs de New York seus maiores representantes.

Deep House

Estilo mais introspectivo de House até ao momento. Como o nome indica, baseia-se em sons profundos e calmos, sobre a batida 4/4 característica do House. É representado por diversas escolas com referencias diferentes, do mais orgânico ( West Coast) ao sintético ( Berlin, Londres).

Electro House

Estilo de House com timbres sujos, sintéticos e sombrios e com linhas de baixo ácidas,característica emprestada do electro da década de 80. sneaky sound system

Tribal House

O uso de sons tribais (sons da selva) nomeadamente na area da percursão, que é exaustivamente trabalhada. Pensa-se que o tribal surgiu de uma ligação entre a música africana e a electrónica. Pode-se dizer que o Tribal é o casamento da House Music com ritmos africanos, gerando uma mistura de sons alucinante. O Tribal ou House Tribal tem batidas pesadas e fortes, porém menos repetitivas.

Progressive House

Estilo de House que surgiu no inicio dos anos 90. Consiste numa batida 4 por 4 com um bass mais profundo, com uma atmosfera mais melancolica e emocional onde as mudanças na música ocorrem pouco a pouco ( A música vai crescendo durante a sua duração e ganhando mais energia, mais força, dai o nome progressivo).

Alguns artistas / projetos do progressive house

* Eric Prydz
* Timo Maas
* Peace Division
* Sasha
* John Digweed
* Sander Kleinenberg
* Luke Chable
* Deep Dish
* Hernan Cattaneo
* Fat Boy Slim
* Daft Punk


Alguns projetos ou grupos de house

* 2 Unlimited
* Deee-lite
* Erasure
* Black Box
* Alcazar
* Modjo
* Superfunk
* Miguel Migs
* Shapeshifters
* Disco Darlings
* DJ Spettro
* Deep Dish
* Feel dP
* HouseBox
* The New Sound Project
* T & Lion Collective
* Hed Kandi


http://pt.wikipedia.org/wiki/House_music
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.eletroliferadioweb.blogspot.com
 
História do House
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Algumas histórias, sobre algumas músicas
» História e ritmos da Música Baiana III - Axé Pop
» Som Imaginário - A História.
» Som Nosso de Cada Dia - A história.
» História da Música o Mundo é um muinho de Cartola.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Eletro Life :: House-
Ir para: