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 Mixing Secrets - Segredos da Mixagem - Legendado PT-BR

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Danilo Alberto

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MensagemAssunto: Mixing Secrets - Segredos da Mixagem - Legendado PT-BR   Mixing Secrets - Segredos da Mixagem - Legendado PT-BR I_icon_minitimeSex Fev 06, 2009 1:54 pm

O Vídeo do Tutorial Legendado em Português BR para Download está no final do Post(Texto*)

Formato: AVI compactado com o Codec XviD

Mixing Secrets - Segredos da Mixagem - Legendado PT-BR And_post

O intuito deste tutorial é o modo de fazer e processar o som para conseguir um melhor som para sua música.

Andi Vax é um Excelênte produtor de Psytrance, para saber mais sobre acesse o seu site oficial no link http://www.andivax.com/

UMA BREVE DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO DO VÍDEO:

(este texto é uma breve descrição de tudo que tem no video do Andi tem Muito Mais neste Maravilhoso Vídeo Legendado em português BR para download.)

Introdução: Conhecimentos básicos de equalização:

Os processos de equalização não são explicados em nenhum lugar mas tudo o que temos são conselhos do tipo: “Corte abaixo de 700 hertz” ou adicione alguma presença em 1 khz e 2 khz:

Mixing Secrets - Segredos da Mixagem - Legendado PT-BR 01

A equalização ajuda a resolver conflitos de freqüências entre os instrumentos.

Ela está ligada à não-linearidade da audição humana, principalmente ao efeito de mascaramento acústico.

O problema do conflito de freqüências é que nós temos duas fontes que sobrepõem o mesmo espectro.

Se uma delas estiver mais alta do que a outra, então deixamos de ouvir o som que está mais baixo.

Um típico exemplo de conflito de freqüências é uma conversa em um aeroporto: Quando um avião está sobrevoando, começamos a não ouvir o que o interlocutor fala.

Isso significa que o barulho do avião é mais alto do que o espectro da fala e nós não ouvimos mais toda a voz do interlocutor.

Temos exatamente este mesmo problema com o som dos instrumentos.

Todo produtor tem o mesmo problema: todos os instrumentos soam bem separadamente porém juntos, ficam embolados.

Este “embolamento” é resultado do mascaramento acústico.

Na música acústica, por exemplo, em orquestras sinfônicas a equalização é impossível e o som dos instrumentos não muda. Você pode resolver o problema de conflitos de freqüências posicionando os elementos corretamente.

Na realidade existe muita coisa em comum com entre a música clássica e a música eletrônica.

Na música eletrônica, os equalizadores e processadores de dinâmica são usados em todos os instrumentos, em 90% dos casos.

O principal objetivo da equalização é eliminar conflitos de freqüências.

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Equalização – Princípios Básicos

Primeiro:

Não há equalizador Universal ! Na música, além do processo, existe o conceito de musicalidade.

Isso significa que dois tipos diferentes de equalizadores, compressores e chorus vão soar diferente. Às vezes a diferença é mínima, mas as vezes, mesmo com ajustes idênticos dos parâmetros as diferenças podem ser óbvias.

Um simples Reverb padrão do Cubase 4 vai te ajudar muito!

Não é necessário gastar por equipamentos caros se existem softwares e plugins que podem te trazer ótimos resultados sem custos altos e trazer o que você mais precisa: Musicalidade.

1: Aprenda como trabalham e qual a abrangência de aplicação dos diferentes plugins e então defina qual dispositivo usar: Software ou Hardware:

2: O equalizador funciona melhor atenuando freqüências do que aumentando-as:


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3: Na área inferior nós usamos faixas pequenas (Q) e nas áreas superiores, faixas grandes (Q):

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4: Praticamente qualquer alteração em uma banda irá afetar o som das outras bandas:

O mascaramento acústico é um fenômeno binaural.

Pela teoria é: dois instrumentos com freqüências que se sobrepõem atrapalham um ao outro.

Tudo seria muito triste sem o desmascaramento binaural.

A sensação de desmascaramento binaural é se dois instrumentos com espectros similares estão situados no mesmo espaço, então na paridade de níveis em 12-15 db, o mais fraco irá desaparecer!

Mas se dispormos eles em 60 graus ou mais no panorama então o mais fraco será ouvido em níveis de 50-60 db.

Isso significa que isto pode resolver o problema de conflito de freqüências.

Muitos produtores começam a mixar apertando o botão MONO na sessão Máster.

Utilizar a correção no modo MONO é fundamental para checar a correção do som.

Muitas vezes, os problemas de espectro com mixagem de graves e sub-graves podem ser facilmente observados em modo: MONO por ter uma grande influência em que os canais direito e esquerdo são difundidos, criando uma adição das freqüências.

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Repare que em modo MONO a freqüência baixa no gráfico desapareceu por ter havido inversão de fase.

Se você trabalhar com efeitos de fase incorretamente: Chorus, flanger, enhancers stereo e etc., o som pode desaparecer da nossa música.

Alguns tutoriais de vídeo associam MONO com compatibilidade de rádio e Televisão. Eu não excluo essa conexão mas eu acho que a compatibilidade com MONO deve fazer parte do nosso dia-a-dia.

Então você tem que prestar atenção em correções sonoras na versão MONO da mixagem, dentro dos limites de uma mixagem correta.

Respeite os limites de uma mixagem correta conforme mostra o gráfico no Izotope Ozone.

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5: Você pode resolver conflitos de freqüências mais facilmente com “grupos de instrumentos”.

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É muito difícil identificar instrumentos problemáticos em uma mixagem sem treinamento acústico.

Vamos dividir a mixagem em 3 partes:

De fato, uma mixagem deve ser dividida em 7 partes mas eu faço isso para um melhor entendimento.

Primeira Parte: 0 Hz à 120 H

Nesta faixa estão situados apenas o baixo (bass) e o bumbo (kick).

Segunda parte: 120 Hz à 8 Khz

Nesta faixa estão situados todos os instrumentos

Terceira parte: 8 Khz à 22 Khz

Nesta faixa estão situados os chimbals e instrumentos acústicos mais agudos.

De acordo com o que falei, eu corto todas as freqüências abaixo de 100/150hz em todos os instrumentos e todos os efeitos nos sends, exceto o baixo e o bumbo.

Para isso eu uso o Equalizador: UAD 1 Cambridge EQ.

Ele tem um mode especial para cortes extremos: ELIPTIC 6, que permite cortar artefatos subgraves em 100%.

Além disso você deve cortar as freqüências altas de todos os sintetizadores e todos os efeitos no SENDS.

"Eu escolho uma freqüência de 12Khz a 16 Khz, de acordo com o meu gosto".



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Nós podemos comparar o trabalho da audição humana com o trabalho de um analisador de espectro.

O analisador de espectro mostra o espectro total de todos os instrumentos em uma certa freqüência mas nossos ouvidos ouve somente o som mais alto nesta freqüência.

Nossa missão é cortar todas as freqüências sobressalentes de todos os instrumentos.

Conclusão: Não tem absoluta importância se os instrumentos soam muito bem separadamente. O importante é como eles vão soar juntos, na mixagem.

O analisador de espectro vai te ajudar no processo de controle. Por exemplo: Dot RTA, Pinguin, spectralab ou loud technologies EAW Smaart.

O analisador de espectro vai mostrar quais freqüências no espectro estão sobrepostas, bloqueadas e também vai ajudar com as frequências que são necessárias cortar em cada instrumento.

Ver vídeo com exibição de como executar esses passos: 10:17” à

É claro que eu não te forço a mixar com um analisador de espectro. Eu apenas recomendo você usar o seu ouvido.

Em situações difíceis, o analisador de espectro ajuda a controlar graves e sub-graves.

Nestas freqüências é possível revelar grandes problemas e com bastante controle. Principalmente em uma sala com acústica especial e com monitores de som de qualidade.

No meu home estúdio eu uso monitores: KRK RP8 e o plugin de analisador de espectro Izotope Ozone 3.

Com isso é possível conseguir ótimos resultados.

Bom, finalmente, a masterização deve ser feita por um especialista, em um estúdio ou por uma gravadora.

Na minha opinião, masterizar em casa é impossível e perigoso.

As razões são as mesmas: você precisa de muita experiência, bom design acústico e bom controle de acústica.

Alguns colegas meus preferem fazer o processo inteiro, do começo até a masterização, por conta própria.

Com muito prazer eu trabalho com muitos profissionais e experts em masterização e prefiro deixar com que cada profissional faça o seu trabalho.

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…é fazer isso com grupos de instrumentos:

BUMBO e BAIXO (BASS & KICK)

O espectro dos bumbos são relativamente largos por causa da sua freqüência do click nas médias junto com o grave expressivo na área de 40 a 200 hz.

O espectro do baixo é praticamente linear numa árae de 42 a 1,5Khz.

Isso significa que temos um exemplo clássico de freqüências sobrepostas.

O volume do baixo e do bumbo devem ser aproximadamente iguais com a prioridade para o kick em 1 a 3 db.

Normalmente como os graves se sobrepõem no espectro , a freqüência grave do bumbo desaparece.

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A resolução deste problema normalmente consiste em cortar uma freqüência do baixo para criar um buraco na freqüência para o bumbo para a parte grave dele.

Atenção: Use apenas equalizadores de fase, não linear ! Por exemplo: WAVES Q SERIES

Vamos fazer um pequeno corte no baixo: 3 ou 4 db e mover de 50Hz a 200Hz.

Nós percebemos que, em alguns momentos o bumbo começa a parecer mais aberto.

Este texto foi uma breve descrição de tudo que tem no vídeo do Andi, tem Muito Mais neste Maravilhoso Vídeo Legendado em português BR para download.

Com certeza é recomendado e muito válido para se ter em sua biblioteca de informações.

os links estão no servidor rapidshare, a senha para descompactar é “www.raphaelmaia.com.br

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Fonte: Raphael Maia Jr - Produção Musical Com Tecnologia
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